Como Eliminar Dívidas em 10 Passos: Simples, Completo e Prático
Eliminar dívidas é um dos desafios financeiros mais comuns, mas com um plano bem estruturado é possível alcançar a liberdade econômica. Apresentamos, neste artigo, estratégias práticas e dicas para assumir o controle de suas finanças e se livrar das dívidas de forma eficaz.
FINANÇAS PESSOAIS
Vizescof
1/10/20254 min read


Eliminar dívidas exige comprometimento, disciplina e paciência, mas os resultados valem cada esforço. Seguindo os passos abaixo, você pode retomar o controle de suas finanças e construir uma base sólida para um futuro econômico tranquilo.
1. Avalie Sua Situação Financeira
Em quase tudo que envolva finanças, o primeiro passo é conhecer a sua situação financeira, não é diferente para o caso da eliminação de dívidas. Neste caso, você precisa saber quanto deve e a quem deve pagar, pois somente dessa forma terá progresso na eliminação das dívidas.
Como fazer:
Liste todas as suas dívidas, incluindo o valor total, a taxa de juros e os prazos.
Calcule sua renda líquida mensal e identifique quanto pode destinar ao pagamento das dívidas.
Use uma planilha ou ferramenta digital para registar e controlar o seu progresso.
2. Crie um Orçamento Mensal
É fundamental criar um orçamento mensal bem planejado de modo que saiba com extrema clareza quanto, do seu valor líquido, deverá ser canalizado ao pagamento das dívidas. Para tal, você pode:
Dividir suas despesas em categorias: poupança, necessidades, lazer e dívidas.
Reduzir gastos desnecessários e direcionar esses recursos para suas dívidas.
Priorizar o pagamento das dívidas no lugar dos desejos, usando: pelo menos 10% para poupança, não mais do que 50% para necessidades, no máximo 10% para lazer e 30% para liquidar as dívidas. (Alguns defendem a regra 50/30/20: 50% para necessidades, 30% para desejos e 20% para poupança e dívidas. No entanto, a mesma não se mostra eficaz para quem almeja um futuro próximo tranquilo financeiramente.).
3. Estabeleça Prioridades
Após fazer o orçamento mensal, conhecendo as suas dívidas, se torna imprescindível saber quais dívidas pagar primeiro, pois as dívidas não são iguais, algumas têm taxas de jurus altas que culminam com o aumento rápido do dinheiro devido.
Existem duas estratégias comuns para o pagamento das mesmas:
Método avalanche: Pague primeiro as dívidas com a taxa de juros mais alta.
Método bola de neve: Pague primeiro as dívidas menores para obter uma sensação de progresso imediato e se motivar.
A escolha de qual estratégia usar é muito mais singular, precisando a pessoa saber o que a deixará satisfeita. Não obstante, aconselhamos sempre a começar com a liquidação das dívidas com taxas altas, para que o valor devido não cresça exponencialmente.
4. Procure Negociar com os Credores
Entre em contato com seus credores e exponha sua situação. Seja humilde e mostre-se e disposto a encontrar uma solução diferente e que te favoreça. Em várias situações, é possível achar condições de pagamento melhores, desde que saiba como abordar o assunto e com solicitar o seu pedido.
O que deve pedir:
Redução ou congelamento das taxas de juros.
Aumento nos prazos de pagamento.
Desconto por uma possivel liquidação antecipada da dívida.
5.Automatize os Pagamentos
Depois de estruturar devidamente a modalidade de pagamento, faça uma configuração de pagamentos automáticos de tal forma que não corra o risco de sofrer multas por possíveis atrasos. Isso o ajudará a aumentar o seu score na liquidação do crédito e lhe proporcionará uma tranquilidade mental, evitando stress.
6. Consolide Suas Dívidas
A consolidação de dívidas é uma estratégia que permite unir todas as suas dívidas em um único pagamento mensal. Havendo possibilidade, faça uma união das suas dívidas numa única, desde que haja vantagem no processo, de modo que o seu pagamento mensal não seja disperso e a sua gestão seja mais simples.
Como fazer:
Contraia um novo empréstimo que permita cobrir todos os outros, entretanto não esqueça de garantir que a taxa de jurus seja potencialmente mais baixa do que a dos outros empréstimos.
7. Faça Renda Extra
Arranje mecanismos de gerar renda extra, podem ser pequenas quantias que consiga aqui e ali, mas que unidas o ajudem a liquidar algumas contas. Aumentar sua renda é uma maneira eficaz de acelerar o pagamento das dívidas.
Como ganhar mais:
Trabalhos extras;
Venda de itens que você não usa mais;
entre no mercado digital;
Investimentos de baixo risco (apenas depois de eliminar dívidas com juros altos).
8. Evite Novas Dívidas
Enquanto livra-se das suas dívidas anteriores, não contraia novas. Isso o ajudará a aumentar o auto-controle para não contrair outras mesmo depois de eliminar todas elas.
Estratégias:
A primeira de todas é a poupança. Poupe dinheiro para usar em casos de emergências, o que o ajudará a evitar novas dívidas.
Apenas use cartões de crédito se tiver garantia de liquidar o valor todo mês sem comprometer a poupança e os pagamentos já previstos.
9. Analise Seu Progresso
Acompanhe sem falhas o seu progresso para que o seu avanço o motive no novo trajecto.
Actualize regularmente as suas dívidas para que conheça devidamente o seu estado actual para que possa fazer possíveis ajustes nas modalidades de pagamento.
Comemore os pequenos progressos, como a liquidação de uma dívida e jamais desanimará.
10. Continue Aprendendo
Use o seu estado de dívidas como alavanca para uma boa gestão financeira e para um sucesso futuro excepcional.
Continue aprendendo sobre finanças com outras pessoas, livros e,se necessário, cursos. Nunca tenha medo de investir em novos conhecimentos, pois lhe trarão grandes benefícios.
Nunca largue o foco, não confunda seus desejos com necessidades.
Dívida é obrigação que uma pessoa tem de pagar, reembolsar ou satisfazer algo (geralmente dinheiro) a outro sujeito.
Aprenda mais com:
A Solução Para a Falta de Sucesso Econômico-Financeiro